A cozinheira

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pernil Pururuca para o Dia dos Pais

Oi Pessoal
Ontem foi Dia dos Pais e para o almoço fiz um Pernil Assado, que ficou muito bom! O Mais perfeito que eu já fiz até hoje! Acompanhei com batata dourada, arroz com cenoura e salada (alface, agrião, cebola e tomate).
A receita é muito simples e não tem nenhum truque ou segredo, mas vou explicar certinho como fiz, assim vocês arriscam também e me conta se ficou pururuca!
pernil-pururuca-01
O primeiro passo, e muito importante é escolher bem o pedaço de pernil que vai comprar. Este que eu comprei foi amor a primeira vista, peso de cerca de 2kg, uma boa quantia de carne, um dedo de capa de gordura e o couro todo cobrindo. Linda!
Na noite de sexta-feira eu temperei a peça com tempero completo (cebola, alho, sal, pimenta calabresa e cheiro verde batido no processador) e suco de meio limão, coloquei dentro de um saco plástico e deixei na geladeira. A cada 6 horas (mais ou menos) eu dei uma virada, uma mexida, para espalhar o tempero (claro que eu não levantei de madrugada para fazer isso… rs).
No domingo, cobri o fundo de uma assadeira com bastante papel alumínio, retirei a peça do saco plástico e lambuzei manteiga na parte do couro. Aqueci bem o forno, no fogo alto, depois coloquei a carne lá dentro e abaixei o fogo para o mínimo. Deixei assar por cerca de 2 horas.
A carne fica pronta quando você faz alguns furos e não sai mais sangue,  mas ainda sai um pouco de líquido (o que dá umidade para a carne). A casquinha ficou pururuca simples assim e foi a primeira que acabou!
Abraços e até a próxima!

0 comentários: