A cozinheira

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lombo Assado com Molho Balsâmico de Framboesa

Oi Pessoal
Como foi o Natal de vocês?? O meu foi bem divertido! E as comidinhas estavam ótimas!!! Participei de uma grande reunião com amigos e o prato que levei (além do meu clássico Salpicão de todo ano) foi esse lombo, aproveitei o balsâmico de framboesa que ganhei no Encontro Gourmet e dei um toque no molhinho feito com a “sujeira” da assadeira. Ficou bem gostoso!!
lombo-assado-com-molho-balsamico-de-framboesa-01
Ingredientes:
- 1 lombo de porco grande (cerca de 1,5kg ou dois pequenos)
- alho, limão, sal, pimenta, ervas, azeite para temperar
- manteiga para assar (6 colheres de sopa)
- cerca de 4 colheres (sopa) de melado (ou mel)
- água
- 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico de framboesa
Modo de Preparo:
Compre uma peça de lombo que tenha um pouco da gordura em cima, tempere com o alho, sal, limão (pouco), pimenta, ervas secas e frescas e azeite, coloque num saco e deixe tomar gosto por uns 3 dias.
Para assar: coloque duas colheres de manteiga na assadeira, arrume o lombo por cima, espalhe o melado e coloque o restante da manteiga. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (cerca de 150 graus) e deixe assar por duas horas. Retire o papel alumínio e deixe por mais uma hora até que fique dourado. Retire da assadeira, fatie e arrume numa travessa. Na assadeira vai sobrar o líquido que a carne solta, junte um pouco de água e o balsâmico de framboesa e deixe apurar até que fique cremoso, espalhe por cima do lombo fatiado na hora de servir.
Farofa de bacon e abacaxi:Numa frigideira, frite 200g de bacon picadinho até dourar, junte uma cebola picada em cubos e deixe murchar bem. Junte meio abacaxi picado em cubos e deixe refogar por uns 5 minutos. Coloque farinha de mandioca (usei um saquinho de 500g), acerte o sal e a pimenta, acrescente uma colher bem cheia de manteiga (para deixar a farofa úmida) e finalize com bastante cebolinha picada. Sirva junto com o lombo.
Eu arrumei a farofa em volta do lombo para facilitar o transporte, mas você pode arrumar como preferir, em travessas separadas.
Abraços!!

4 comentários:

António Je. Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
Sou António Batalha.

Isabel Meira disse...

Gostei muito de visitar seu blog!
Eu tb me aventuro na cozinha, na verdade estou me aventurando à mudar de profissão e ir para área de gastronomia. Quando quiser visitar meu blog e trocar umas ideias fique à vontade!
Bjs

Unknown disse...

Hummm, o ano novo passou mas a vontade de comer esse lombo não! Deve ficar uma delicia! Obrigado pela receita.

Baby Back Ribs

comcomidaecomafeto disse...

Quero experimentar depois esse balsâmico de framboesa!