A cozinheira

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Polenta Cremosa com Ragu de Linguiça Caipira

Oi Pessoal

Quem não tem aquela receita, aquela comidinha de família inesquecível? Que só de sentir o cheiro já enche nossa boa de água? Que por mais simples que ela seja, é a melhor comida do mundo!!!
O Coletivo Gastronômico deste mês tras "Receitas de Família" para encher de amor e nostalgia a sua timeline!!!

As comidas que mais tenho saudade da minha infância, são as que meu vô preparava e era tudo muito simples, mas feito com muito amor. Macarrão com molho e salsicha, lagarto recheado com batatas, carne na panela de pressão, frango assado com creme de cebola... todo sábado almoçava na casa dele e era quase sempre a mesma comida, por que eu amava!!

Também tinha os bolos e doces da minha vó: arroz doce, bolo de fubá, sagu, canjica... Minha vó não era muito de cozinhar, mas adorava fazer bolo de fubá!!

Já minha mãe, aprendi a cozinhar com ela... faz aquelas comidas de mãe, boas de comer! O sucesso master sempre foi a Lasanha tradicional, que eu aprendi a fazer e é um sucesso!!!

Hoje, vou compartilhar uma receita de família que por incrível que pareça quem fazia era minha Vó, polenta!!! Minha vó amava polenta, e era uma das poucas coisas que ela fazia.

Essa receita não é bem a dela, mas fica tão boa quanto e espero que vocês gostem!


Ingredientes da Polenta:
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 5 xícaras (chá) de caldo de carne
  • 1 colher (chá) de sal 
  • 1/2 alho amassado
  • 1 fio de azeite
Modo de preparo:
  1. Numa panela colocar o azeite, o caldo, o alho e o sal e deixar no fogo alto até começar a ferver.
  2. Abaixe o fogo, e vá acrescentando o fubá aos poucos, mexendo com o fuet sem parar.
  3. Continue mexendo sempre por cerca de 30 minutos até que fique bem cremosa.
  4. Nesse momento, se você quiser, pode colocar um punhado de parmesão ralado e mexer bem!!!
  5. coloque em ramequins individuais ou numa travessa, cubra com o molho e parmesão e sirva!
Ingredientes do Ragu de Linguiça Caipira
  • 6 linguiças caipiras destrinchadas
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • azeite
  • 2 latas de tomate pelado
  • água
  • sal e pimenta a gosto
  • manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
  1. Numa panela aqueça o azeite e leve a linguiça destrinchada para fritar.
  2. Junte a cebola e o alho e refogue.
  3. Aacrescente o tomate pelado e cerca de um copo de água e deixe cozinhar por uns 15 minutos.
  4. Acerte o sal, a pimenta, coloque as ervas, unte mais um pouco de água e deixe terminar de cozinhar em fogo baixo até que o molho reduza e não fique aguado.
  5. Sirva por cima da polenta.
Acompanhe as receitas do Coletivo Gastronômico deste mês:


- Azeitonas Temperadas: Sururu ao Coco
- Gastronomia & +: Panquecas de Carne da Vovó

2 comentários:

Edna Cris disse...

Onde encontro essa linguiça caipira pra comprar? É um tipo de línguica regional?

Unknown disse...

OI Edna
aqui em Piracicaba encontro na maioria dos açougues.
Mas na ausência dela, você pode usar a linguiça de sua preferência.

abraços